terça-feira, 8 de novembro de 2016

IDEIAS DE AÇÕES POR UM PAÍS MELHOR


Esta lista é um ponto de partida de uma proposta de construção coletiva. Se você tem alguma ideia que não tenha sido colocada aqui, poste no seu comentário. Periodicamente, compilarei e integrarei as novas ideias, que podem ser ponto de partida para ajudarmos o nosso país a melhorar. Chega de polaridades e reclamações inúteis, maniqueísmos conflituosos, e ideologias que não resolvem nada.

1.     Em primeiro lugar, buscar ajudar efetivamente – participação -  ao invés de manter-se nas reclamações, muitas delas, frequentemente, defendendo seus ídolos, partidos ou ideologias.

2.     Extinguir os antagonismos radicais e polaridades que não levam a nada, às vezes criando conflitos inúteis com amigos e familiares, e frequentemente ignorando  o fato de que todos os brasileiros bem intencionados querem um país melhor, marcadamente para as classes menos favorecidas, contra as desigualdades sociais, melhor Educação e Saúde para todos.

3.     União: todos se posicionarem contra a corrupção.

4.     Diante de todos os fatos, evitar se acumpliciar com partidos ou políticos, pois em nossa era, ainda focam mais jogos de interesses e poder, do que o bem da nação. “Se partido fosse uma coisa boa, se chamava Inteiro”.

5.     Seja voluntário. Há centenas de instituições necessitando de colaboradores.

  1. Participe das audiências públicas e leve gente, debata, esta é a hora de buscar impedir desmandos.
  2. Posicione-se e exija daqueles em que votou, enviando cartas, e-mails, publicando nas redes sociais e dando visibilidade às suas exigências de cidadão.
  3. Monitore os Portais de Transparência de seu Estado. Divulgue os resultados, forme grupos de ação.
  4. Denuncie corrupções ao MP, aos Tribunais de Conta, às Ouvidorias do serviço público.
  5. Faça a sua parte na sustentabilidade do planeta: evite o consumismo, separe o lixo para reciclagem, economize água, luz, papel. Bom também para seu bolso.
  6.  “Seja a mudança que quer ver no mundo”. Invista em você, através do autoconhecimento, da superação dos limites e dificuldades íntimas. Pacifique-se. Qualifique suas relações pessoais. Tenha Inteligência Emocional, ou ainda melhor, Inteligência Evolutiva. Seja uma pessoa melhor e dê sua contribuição para um mundo melhor. Não importa que sua mudança seja diminuta, uma gota no oceano. Vale lembrar o poder da Ressonância Mórfica (Sheldrake)

2 comentários:

Elisa Guimaraes disse...

12. Não entre na onda de levar vantagem em tudo. Não troque seu voto por favores, seja la qual for.
13. Antes de votar pesquise sobre o candidato, suas propostas, conduta, eventuais processos, etc.
14. Busque sempre pesquisar a origem dos fatos e a veracidade de qualquer notícia antes de compartilhar.
15. "Frequente" os sites do governo e acompanhe as propostas / projetos de lei (PL), que estão para serem aprovadas. Critique-as com o político responsável, através de e-mail.

Clara Emilie disse...

Muito bom, Elisa. "Somos todos um"! Vamos ver se chegam mais ideias e depois ver o que fazemos com elas.

Postar um comentário